Os cirurgiões plásticos Marcelo Soares e Pablo Rassi Florêncio tomaram posse, no dia 1º de outubro, como conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego). O corpo de conselheiros do Cremego é formado por 40 profissionais de diversas especialidades, eleitos em 7 de agosto passado pelos médicos goianos, e por dois médicos indicados pela Associação Médica de Goiás (AMG).

A tesoureira Raquel Eckert Montandon representou a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) na solenidade de posse dos conselheiros que estarão à frente do Cremego na gestão 2018/2023. O evento aconteceu na sede do Regional e foi prestigiada por médicos, familiares e representantes de entidades médicas goianas e de órgãos de saúde. Impossibilitado de comparecer por outro compromisso agendado, o presidente da SBCP-GO, Sérgio Augusto da Conceição, enviou cumprimentos aos novos conselheiros.

O primeiro ato dos conselheiros foi a eleição da diretoria do Cremego para a gestão 2018/2020. Os diretores são escolhidos entre os membros empossados. O oftalmologista Leonardo Mariano Reis foi reeleito presidente e saudou os colegas, agradecendo a confiança e ressaltando que todos devem se esforçar para exercer a importante função de zelar pela ética médica e trabalhar pela união da classe médica em defesa da saúde, de condições de trabalho e atendimento à população e da valorização da profissão.

Conselheiro do Conselho Federal de Medicina e reeleito conselheiro do Cremego, Salomão Rodrigues Filho, também cumprimentou os colegas empossados e ressaltou desafios atuais da profissão. Um deles é a implantação da telemedicina, já usada em outros países. Outro desafio é a atualização da lei que assegura ao médico o direito de atuar em todas as áreas da medicina, mesmo sem especialização. Segundo ele, as mudanças registradas na área médica nos últimos anos exigem profissionais cada vez mais especializados e o Brasil tende a seguir o que é feito nos Estados Unidos, por exemplo, onde as especialidades médicas são exercidas apenas por profissionais habilitados em cada área.